Audiometria: conheça e entenda porque realiza-la

Audiometria: conheça e entenda porque realiza-la

No decorrer da rotina de trabalho ou do dia a dia, a audiometria é essencial para as pessoas que estão constantemente expostas a ruídos que podem prejudicar sua saúde auditiva.

Esses ruídos têm o potencial de causar zumbidos, perda auditiva leve ou severa e até mesmo surdez súbita. Por esse motivo, é fundamental realizar periodicamente uma audiometria.

Com isso, esse é um exame voltado para a avaliação da aptidão de ouvir e poder interpretar os sons de maneira adequada.

Sua finalidade é detectar possíveis alterações na audição e fornecer orientações sobre as medidas necessárias.

Trata-se de um procedimento simples, rápido e indolor, e é um direito garantido pela NR-7 aos trabalhadores.

Vale ressaltar que esse tipo de exame deve ser feito por um profissional adequado e treinado, como um fonoaudiólogo.

Durante o exame, o paciente é inserido em uma capsúla acústica que fica livre de ruídos ou sons do ambiente.

Tipos existentes

Existem diferentes tipos de audiometria, sendo os mais comuns a tonal e a vocal. A audiometria tonal tem como objetivo avaliar o grau e o tipo de perda auditiva.

Esse teste consiste em avaliar as respostas do paciente a sons emitidos em várias frequências.

Contudo, é importante considerar que a audiometria tonal é conhecida como um teste subjetivo, já que isso varia de acordo com a resposta do paciente aos estímulos auditivos que são fornecidos pelo profissional.

Já a audiometria vocal analisa a capacidade de compreensão da fala humana. Nesse teste, o paciente demonstra sua percepção e compreensão da fala emitida pelo examinador.

Apesar de ser um exame simples e indolor, é recomendável tomar algumas precauções. Durante a audiometria, a participação ativa do paciente é essencial.

Portanto, é aconselhável que o paciente descanse bem e evite ambientes ruidosos nas aproximadamente 14 horas que antecedem o exame.

Além disso, é importante informar ao examinador sobre histórico de perda auditiva na família, uso de medicamentos, frequência de exposição a ruídos e a presença de zumbidos ou ruídos em ambientes silenciosos.

Os resultados da audiometria são expressos em decibéis. A seguir, apresentamos alguns possíveis resultados desse exame:

  • Abaixo de 25: audição normal
  • De 26 a 40: perda auditiva leve
  • De 41 a 55: perda auditiva moderada
  • De 56 a 70: perda auditiva considerada moderadamente severa
  • De 71 a 90: perda auditiva severa
  • Acima de 90: perda auditiva profunda

Em relação à audiometria ocupacional, esse exame deve ser realizado em três momentos: durante a admissão do funcionário, a cada seis meses de trabalho e nos casos de desligamento.

A realização periódica da audiometria auxilia na prevenção do desenvolvimento de problemas auditivos graves, pois permite identificar a perda auditiva em estágios iniciais, garantindo um tratamento eficaz. Recomenda-se realizar o exame pelo menos uma vez ao ano.

Leia também: “COMO PRESERVAR A SAÚDE DA AUDIÇÃO


AudioTotal é uma renomada especialista em reabilitação auditiva localizada em Belo Horizonte. Com uma paixão pela melhoria da saúde auditiva e pela integração da tecnologia, nós nos dedicamos a fornecer soluções auditivas de ponta para nossos clientes. Nossa missão é garantir que cada indivíduo possa desfrutar da maravilha dos sons ao seu redor, e fazemos isso com aparelhos auditivos de última geração e uma equipe altamente treinada. Acompanhe nossas postagens para descobrir mais sobre saúde auditiva, inovações tecnológicas e dicas para melhorar sua audição.

Leia também...

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino

Dra. Aline Alencar VitalinoFonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente aprofunda seus estudos como mestranda em Ciências Fonoaudiológicas pela mesma instituição, com foco em Saúde Funcional em Linguagem, Audição e Equilíbrio. Saiba mais sobre a profissional.

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino
Aparelhos Auditivos BH

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA VOCÊ ADQUIRIR O SEU APARELHO AUDITIVO

Aqui na AudioTotal, nós cobrimos QUALQUER ORÇAMENTO da mesma tecnologia!

*Em aparelhos auditivos do mesmo nível de tecnologia.

Fale pelo Whatsapp Fale com especialista
Precisa de ajuda? Converse conosco