Perda auditiva neurosensorial

Perda auditiva neurosensorial

A perda auditiva neurosensorial é responsável por 90% dos casos de deficiência auditiva em adultos. Esse tipo de perda ocorre quando as células ciliadas da cóclea, responsáveis por transmitir os sons ao cérebro, são danificadas.

Infelizmente, uma vez perdidas, essas células não podem ser recuperadas, o que torna a perda auditiva neurosensorial permanente.

Geralmente, esse tipo de perda auditiva afeta a capacidade de ouvir sons agudos e pode distorcer alguns sons. Por sorte, a maioria dos casos pode ser beneficiada pelo uso de aparelhos auditivos.

Principais Causas

1. Envelhecimento

A perda auditiva que ocorre devido ao processo de envelhecimento é denominada presbiacusia. A partir dos 60 a 65 anos de idade, aproximadamente 30% da população experimenta uma diminuição significativa na audição, afetando sua capacidade de perceber sons do dia a dia, como conversas.

O primeiro sinal geralmente é a dificuldade em ouvir sons de alta frequência, como “s”, “t” e “p”, o que pode levar a um diálogo incompleto, ouvindo algo, mas sem compreender exatamente o que foi dito.

2. Exposição a ruídos intensos

A exposição excessiva a ruídos altos é uma das causas mais comuns e evitáveis de perda auditiva permanente.

Toda exposição a sons em volume elevado provoca algum grau de perda auditiva temporária. A exposição repetida, sem a devida proteção, resulta em uma perda auditiva gradual e permanente ao longo do tempo.

Outras Causas

  • Uso de medicamentos ototóxicos: Cerca de 200 medicamentos foram identificados como potencialmente prejudiciais à estrutura do ouvido interno. Contudo, busque sempre orientação médico antes de se medicar por conta própria.
  • Lesões na cabeça
  • Doenças durante a gestação, como rubéola, caxumba, meningite, esclerose múltipla.
  • Complicações no momento do nascimento, como falta temporária de oxigenação.
  • Causas genéticas (hereditárias).

É fundamental procurar um especialista em saúde auditiva para avaliar sua situação e indicar o melhor tratamento para sua perda auditiva.

Na Audiototal Aparelhos Auditivos, temos uma equipe de profissionais experientes prontos para ajudá-lo. Não deixe de cuidar da sua audição.


AudioTotal é uma renomada especialista em reabilitação auditiva localizada em Belo Horizonte. Com uma paixão pela melhoria da saúde auditiva e pela integração da tecnologia, nós nos dedicamos a fornecer soluções auditivas de ponta para nossos clientes. Nossa missão é garantir que cada indivíduo possa desfrutar da maravilha dos sons ao seu redor, e fazemos isso com aparelhos auditivos de última geração e uma equipe altamente treinada. Acompanhe nossas postagens para descobrir mais sobre saúde auditiva, inovações tecnológicas e dicas para melhorar sua audição.

Leia também...

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino

Dra. Aline Alencar VitalinoFonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente aprofunda seus estudos como mestranda em Ciências Fonoaudiológicas pela mesma instituição, com foco em Saúde Funcional em Linguagem, Audição e Equilíbrio. Saiba mais sobre a profissional.

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino
Aparelhos Auditivos BH

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA VOCÊ ADQUIRIR O SEU APARELHO AUDITIVO

Aqui na AudioTotal, nós cobrimos QUALQUER ORÇAMENTO da mesma tecnologia!

*Em aparelhos auditivos do mesmo nível de tecnologia.

Fale pelo Whatsapp Fale com especialista
Precisa de ajuda? Converse conosco