Efeitos da perda auditiva

Efeitos da perda auditiva

A perda auditiva é a condição em que há uma redução na capacidade de perceber ou interpretar sons. Ela pode variar desde dificuldades em ouvir sons suaves ou compreender a fala até a surdez total.

É importante destacar que a perda auditiva não se trata apenas de ouvir sons com volume baixo, mas sim de ter dificuldade em ouvir certos sons ou tons específicos.

Essa é uma experiência comum, pois faz parte do processo natural de envelhecimento. A partir dos 30 a 40 anos, as células ciliadas do ouvido interno começam a morrer gradualmente.

Mas embora o processo varie de pessoa para pessoa, cerca de uma em cada dez pessoas chega a um ponto em que é necessário o uso de um aparelho auditivo.

Confira algumas informações sobre como ocorre a audição, as causas e os efeitos da perda auditiva, bem como as opções de tratamento disponíveis.

Causas da Perda Auditiva

Existem três principais tipos de perda auditiva: condutiva, neurosensorial e mista. Cada umas delas atinge uma parte específica do ouvido e pode ter vários fatores.

A perda auditiva pode ser resultado do envelhecimento natural, acúmulo de cera nos ouvidos, exposição a ruídos intensos, efeitos colaterais de certos medicamentos ou danos nas estruturas internas do ouvido.

E os profissionais da área da audição classificam a perda auditiva em diferentes graus.

Graus de Perda Auditiva

A perda auditiva é classificada em graus: leve, moderado, severo ou profundo. Os graus leve e moderado são os mais comuns. Por outro lado, perdas auditivas condutivas são raras nos graus severo e profundo.

Níveis Sonoros e Perda Auditiva

A intensidade dos sons é medida em decibéis (dB). Sons acima de 80 dB são considerados potencialmente prejudiciais para a audição se forem prolongados.

A exposição a sons intensos pode danificar as células ciliadas do ouvido interno, resultando na perda de sinais elétricos em várias frequências.

Geralmente, o dano afeta primeiro os sons de alta frequência, tornando os sons da fala e as consoantes como “t”, “s”, “ch” e “sh” mais difíceis de serem ouvidos.

Sintomas da Perda Auditiva

Se você suspeita que pode estar sofrendo de perda auditiva, observe os seguintes sintomas:

  • Você costumar pedir para as pessoas repetirem o que falaram?
  • Amigos ou familiares afirmam que você não ouve bem?
  • Você necessita aumentar o volume da televisão ou de outro aparelho em relação as outras pessoas?
  • Tem dificuldade em entender conversas em ambientes ruidosos?
  • Encontra dificuldades para acompanhar conversas em grupo?
  • Tem dificuldade em localizar a origem dos sons?

Se você respondeu afirmativamente a mais de três dessas questões, é possível que você esteja enfrentando perda auditiva.

Dessa forma, recomendamos que você procure um profissional especializado em saúde auditiva


AudioTotal é uma renomada especialista em reabilitação auditiva localizada em Belo Horizonte. Com uma paixão pela melhoria da saúde auditiva e pela integração da tecnologia, nós nos dedicamos a fornecer soluções auditivas de ponta para nossos clientes. Nossa missão é garantir que cada indivíduo possa desfrutar da maravilha dos sons ao seu redor, e fazemos isso com aparelhos auditivos de última geração e uma equipe altamente treinada. Acompanhe nossas postagens para descobrir mais sobre saúde auditiva, inovações tecnológicas e dicas para melhorar sua audição.

Leia também...

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino

Dra. Aline Alencar VitalinoFonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente aprofunda seus estudos como mestranda em Ciências Fonoaudiológicas pela mesma instituição, com foco em Saúde Funcional em Linguagem, Audição e Equilíbrio. Saiba mais sobre a profissional.

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino
Aparelhos Auditivos BH

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA VOCÊ ADQUIRIR O SEU APARELHO AUDITIVO

Aqui na AudioTotal, nós cobrimos QUALQUER ORÇAMENTO da mesma tecnologia!

*Em aparelhos auditivos do mesmo nível de tecnologia.

Fale pelo Whatsapp Fale com especialista
Precisa de ajuda? Converse conosco