Existem três partes principais da orelha envolvidas no processo de audição: a orelha externa, a orelha média e e orelha interna.
O processo auditivo começa quando as ondas sonoras entram no pavilhão externo e caminham pelo canal auditivo até o tímpano, fazendo-o vibrar. Essas vibrações tocam os três ossículos da orelha média.
Esses ossículos fazem com que o som seja amplificado antes de entrar na orelha interna. Dentro da orelha interna existe a cóclea que é um órgão cheio de líquido e que contém milhares de células ciliadas. Quando as vibrações tocam a cóclea, faz seu fluído interno mover-se em ondas por toda sua extensão.
Conforme isso acontece aproximadamente 12.000 células ciliadas movimentam-se. A frequência e intensidade do som determina qual célula ciliada se moverá. A ação faz com que impulsos elétricos sejam enviados nervo central para que o cérebro processe a informação. Esses impulsos elétricos são a linguagem que o cérebro consegue entender e converter em sons com significado.
Fale conosco