Conheça os graus de perda auditiva

Conheça os graus de perda auditiva

A perda auditiva é um problema que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou fase da vida, e pode variar em termos de gravidade.

Entre ter uma audição normal e não conseguir ouvir nada, existem diferentes níveis de perda auditiva, classificados como:

  • Leve
  • Moderada
  • Severa
  • Profunda

A maioria das pessoas é diagnosticada com perda auditiva leve ou moderada. Por isso, é essencial ter conhecimento sobre os diferentes graus e tipos de perda auditiva, para que seja possível identificar quando há algo errado com a audição.

Tipos de perda auditiva

Para que a audição seja considerada normal, ela deve estar em torno de 20 decibéis (dBNA), permitindo assim que todos os sons da fala sejam ouvidos e compreendidos, possibilitando o desenvolvimento das habilidades auditivas e linguísticas.

Valores acima de 25 dBNA já podem indicar uma perda auditiva. Veja a definição de cada grau:

Leve (26 a 40 dBNA): o paciente consegue ouvir bem os sons das vogais, mas pode ter dificuldade em ouvir algumas consoantes, como F, K, P, S e T, assim como ruídos mais suaves, como o tique-taque de um relógio.

Moderada (41 a 70 dBNA): o paciente não consegue ouvir bem a maioria dos sons da fala em um nível de voz normal e pode ser necessário falar mais alto para que ele ouça.

Essa perda auditiva está relacionada a sons mais intensos, como o choro de um bebê ou o ruído de um aspirador de pó. Nesse grau, a comunicação pode ser bastante limitada.

Severa (71 a 90 dBNA): o paciente não consegue ouvir nenhum som da fala e apenas alguns sons podem ser percebidos, como o latido de um cachorro, as notas de um instrumental musical ou o chamar de um celular em volume alto.

Profunda (acima de 91 dBNA): o paciente não consegue ouvir nenhum som da fala e apenas alguns sons ambientais são percebidos, como o ruído de um helicóptero, uma motocicleta ou uma serra elétrica.

Nesses casos, o implante coclear pode ser considerado como uma opção de tratamento.

Independentemente da causa e do grau da perda auditiva, ela se enquadra em um dos quatro tipos conhecidos: condutiva, sensorioneural, mista ou neural.

Conclusão

Portanto, se você notar que a televisão está alta demais, tiver dificuldades para ouvir as pessoas ou perceber um zumbido constante nos ouvidos, não ignore esses sintomas, pois podem ser indícios de perda auditiva.

Procure um fonoaudiólogo para obter um diagnóstico por meio de um exame preventivo chamado audiometria.

O objetivo desse exame é avaliar a capacidade auditiva do paciente, assim como sua habilidade de interpretar sons.

Ele também pode identificar possíveis anormalidades e, com base nos resultados, o profissional poderá orientar o paciente sobre medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso.

Continue acompanhando nossos conteúdos para obter mais informações sobre perda auditiva!


AudioTotal é uma renomada especialista em reabilitação auditiva localizada em Belo Horizonte. Com uma paixão pela melhoria da saúde auditiva e pela integração da tecnologia, nós nos dedicamos a fornecer soluções auditivas de ponta para nossos clientes. Nossa missão é garantir que cada indivíduo possa desfrutar da maravilha dos sons ao seu redor, e fazemos isso com aparelhos auditivos de última geração e uma equipe altamente treinada. Acompanhe nossas postagens para descobrir mais sobre saúde auditiva, inovações tecnológicas e dicas para melhorar sua audição.

Leia também...

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino

Dra. Aline Alencar VitalinoFonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente aprofunda seus estudos como mestranda em Ciências Fonoaudiológicas pela mesma instituição, com foco em Saúde Funcional em Linguagem, Audição e Equilíbrio. Saiba mais sobre a profissional.

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino
Aparelhos Auditivos BH

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA VOCÊ ADQUIRIR O SEU APARELHO AUDITIVO

Aqui na AudioTotal, nós cobrimos QUALQUER ORÇAMENTO da mesma tecnologia!

*Em aparelhos auditivos do mesmo nível de tecnologia.

Fale pelo Whatsapp Fale com especialista
Precisa de ajuda? Converse conosco