Perda auditiva condutiva

Perda auditiva condutiva

A Perda Auditiva Condutiva ocorre quando as ondas sonoras são impedidas de alcançar a orelha interna devido a bloqueios na orelha externa ou média.

As pessoas afetadas por essa condição experimentam uma redução geral no volume dos sons e têm dificuldade em ouvir sons fracos.

É importante destacar que a maioria das perdas auditivas condutivas não é permanente e pode ser tratada por meio de medicamentos ou cirurgias.

No entanto, se não forem tratadas adequadamente, podem levar a uma perda auditiva permanente.

Principais Causas

Otite Média

Também conhecida como infecção do ouvido médio. É a causa mais comum de Perda Auditiva Condutiva em criança.

Nessa condição, o ouvido médio fica inflamado e preenchido por fluido, o que impede o tímpano de vibrar corretamente.

A inflamação pode ser resultado de uma infecção respiratória ou de um vírus. Os sintomas incluem inchaço, vermelhidão, dor de ouvido, irritação, perda auditiva, febre e secreção do ouvido.

Na maior parte das vezes ela pode ser tratada com remédios como antibióticos. Mas em alguns casos, será preciso inserir tubos de ventilação.

Otoesclerose

A otoesclerose é a causa mais comum de Perda Auditiva Condutiva em adultos. Ela ocorre devido à falta de cálcio ao redor do estribo (um dos ossículos da orelha média), o que impede sua vibração adequada e o envio dos sinais sonoros para a orelha interna.

Mais de 90% das pessoas com otoesclerose podem recuperar a audição normal por meio de cirurgia.

Outras Causas

  • Bloqueio temporário, como alergias ou infecções na orelha externa, como acúmulo de cera, entre outros.
  • Perfuração do tímpano.
  • Fratura do osso da orelha média.

É importante consultar um profissional de saúde auditiva para um diagnóstico adequado e um plano de tratamento individualizado, caso você esteja enfrentando sintomas de Perda Auditiva Condutiva.

O tratamento adequado pode ajudar a restaurar a audição e melhorar sua qualidade de vida.


AudioTotal é uma renomada especialista em reabilitação auditiva localizada em Belo Horizonte. Com uma paixão pela melhoria da saúde auditiva e pela integração da tecnologia, nós nos dedicamos a fornecer soluções auditivas de ponta para nossos clientes. Nossa missão é garantir que cada indivíduo possa desfrutar da maravilha dos sons ao seu redor, e fazemos isso com aparelhos auditivos de última geração e uma equipe altamente treinada. Acompanhe nossas postagens para descobrir mais sobre saúde auditiva, inovações tecnológicas e dicas para melhorar sua audição.

Leia também...

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino

Dra. Aline Alencar VitalinoFonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente aprofunda seus estudos como mestranda em Ciências Fonoaudiológicas pela mesma instituição, com foco em Saúde Funcional em Linguagem, Audição e Equilíbrio. Saiba mais sobre a profissional.

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino
Aparelhos Auditivos BH

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA VOCÊ ADQUIRIR O SEU APARELHO AUDITIVO

Aqui na AudioTotal, nós cobrimos QUALQUER ORÇAMENTO da mesma tecnologia!

*Em aparelhos auditivos do mesmo nível de tecnologia.

Fale pelo Whatsapp Fale com especialista
Precisa de ajuda? Converse conosco