8 curiosidades sobre a orelha

8 curiosidades sobre a orelha

Você conhece a função da orelha? Pode parecer uma pergunta simples, mas elas desempenham funções surpreendentes em nosso corpo.

Além de nos permitir ouvir, elas possuem funções surpreendentes e curiosas que muitas vezes passam despercebidas.

Neste texto, vamos explorar o fascinante mundo das orelhas e compartilhar oito curiosidades intrigantes sobre elas.

Prepare-se para descobrir como essas pequenas estruturas são responsáveis por muito mais do que apenas captar sons. Confira:

  1. Quem ouve é o cérebro: O ouvido é apenas um mensageiro, quem “ouve” é o cérebro. Ele capta as ondas sonoras e as decodifica.
  2. Influencia a sensação de sabor: As orelhas também estão ligadas à sensação de sabor. O nervo corda do tímpano conecta a língua ao cérebro, afetando o paladar.
  3. O primeiro sentido a se desenvolver: Muitos não sabem, mas o primeiro sentido a se desenvolver é a audição. O bebê já ouve a voz da mãe e outros sons com 16 semanas de gestação.
  4. Capta sons variados: O ouvido humano pode detectar uma ampla variedade de sons, desde ruídos mínimos até barulhos intensos.
  5. É extremamente sensível: Apesar de sua capacidade de captar sons baixos e altos, o sistema auditivo é sensível. Exposição a sons altos pode causar danos irreversíveis à audição.
  6. Limpeza inadequada: Usar cotonete para limpar os ouvidos pode causar lesões e infecções, além de remover a proteção natural da cera.
  7. Funciona 24 horas por dia: Mesmo durante o sono, os ouvidos continuam a captar os sons do ambiente, com o cérebro filtrando-os para proporcionar um sono tranquilo.
  8. O zumbido é um sintoma: O zumbido na orelha pode indicar problemas de saúde que não estão relacionados diretamente à audição.

5 mitos sobre aparelhos auditivos

Vamos desmistificar alguns equívocos sobre aparelhos auditivos.

Não são necessários para perda auditiva leve

A perda auditiva, mesmo leve, afeta o desenvolvimento profissional e social. É fundamental procurar um especialista e encontrar um aparelho auditivo adequado.

Não está relacionada apenas à idade

A perda auditiva afeta pessoas de todas as idades, e o uso inadequado de fones de ouvido tem contribuído para o aumento de casos entre os jovens.

Não impede o uso do celular

Aparelhos auditivos modernos, como o oticon, podem ter conectividade Bluetooth, permitindo o uso do celular e outras funções.

Não define a pessoa como “velha” ou “deficiente”

O uso de aparelhos auditivos não deve ser estigmatizado, pois eles evoluíram em design e conforto.

Não restaura totalmente a audição

Os aparelhos auditivos amplificam os sons, mas não restauram completamente a audição danificada.

Conclusão

Conhecer as curiosidades sobre a orelha nos proporciona uma compreensão mais profunda de como essas pequenas estruturas desempenham um papel essencial em nossa vida.

Elas vão além de simplesmente captar sons, influenciando até mesmo nossa percepção de sabor.

Por fim, as orelhas são verdadeiras maravilhas da natureza, e ao explorar suas curiosidades, podemos apreciar ainda mais a importância de cuidar da audição e valorizar a tecnologia que nos auxilia nessa jornada.


AudioTotal é uma renomada especialista em reabilitação auditiva localizada em Belo Horizonte. Com uma paixão pela melhoria da saúde auditiva e pela integração da tecnologia, nós nos dedicamos a fornecer soluções auditivas de ponta para nossos clientes. Nossa missão é garantir que cada indivíduo possa desfrutar da maravilha dos sons ao seu redor, e fazemos isso com aparelhos auditivos de última geração e uma equipe altamente treinada. Acompanhe nossas postagens para descobrir mais sobre saúde auditiva, inovações tecnológicas e dicas para melhorar sua audição.

Leia também...

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino

Dra. Aline Alencar VitalinoFonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente aprofunda seus estudos como mestranda em Ciências Fonoaudiológicas pela mesma instituição, com foco em Saúde Funcional em Linguagem, Audição e Equilíbrio. Saiba mais sobre a profissional.

Fonoaudióloga Dra. Aline Alencar Vitalino
Aparelhos Auditivos BH

CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA VOCÊ ADQUIRIR O SEU APARELHO AUDITIVO

Aqui na AudioTotal, nós cobrimos QUALQUER ORÇAMENTO da mesma tecnologia!

*Em aparelhos auditivos do mesmo nível de tecnologia.

Fale pelo Whatsapp Fale com especialista
Precisa de ajuda? Converse conosco